sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Dream Theater

Post quase que EXIGIDO pela Tuanny (pra quem conhece, sabe o tanto que ela fala dessa banda "por segundo"), e de fato tava faltando mesmo. Só não tinha postado antes pq pra ser bem sincero, eu não sabia muito bem o que dizer sobre eles... Não que eu tenha decidido/descoberto o que dizer agora, mas vou postar assim mesmo e ver no que que dá.
Não manjo muito da história da banda nem nada, então vai o que sei.
Primeiro sobre a sonoridade, bom, eles fundiram o progressivo meio psicodelico,"loucão" e com muitas variaçoes músicais dentro das musicas (ritimo, tom, andamento, etc...) com o heavy metal que ganhava força na época de formação da banda (anos 80, NWOBHM, manja?) e deu no que deu, meio que um "Rush" mais pesado, mas com suas caracteristicas próprias também.
A banda "acabou" ganhando nome e reconhecimento em grande pate pela virtuose do guitarrista John Petrucci e a fodonicidade do baterista Mike Portnoy (de fato não manjo muito de bateria, mas o portnoy é meu 2º favorito, perdendo apenas pro Neil Peart, do Rush) não que o baixista John Myung não seja bom (e de fato ele é bom. Só de curiosidade, o cara usa um baixo de 6 cordas, o braço daquilo parece uma prancha de surf) mas as musicas do Dream não tem muito destaque para o baixo (como acontece no Rush e no Yes por exemplo) ainda assim é possivel ouvir umas passagens muito boas do baixo em algumas musicas. O ponto fraco da banda, na minha opinião, e muitos virão a discordar, é o vocalista James LaBrie. Não é que ele é ruim, mas perto do resto da banda a tecnica dele deixa um pouco a desejar, só isso. (obs.: LaBrie não participa do 1º album da banda, tendo entrado posteriormente). Ia quase me esquecendo, o que seria um tremendo crime, de citar o tecladista Jordan Rudess, que entrou na banda depois do "Images And Words" de 1999, os teclados seguem (mais ou menos, é só pra estabelecer uma comparação) com os do Yes, fazendo solos incriveis, muitas vezes dobrados/duelos com a guitarra que são uma das caracteristicas fortes da banda.
Pra quem não sabia o que escrever eu falei pra caralho caramba né? Uns poucos comentários sobre o album a ser postado e eu calo a boca, juro.
Train Of Though é o 6º album de estudio da banda, e apresenta todas as caracteristicas que eu citei sobre a banda. Prepare-se, as musicas são LONGAS e por vezes parece que mudou de musica e depois voltou pra mesma, tamanha a diferença entre uns trechos e outros. Vou mandar um destaque especial pra letra da musica "In The Name Of God" que faz uma critica interessante, não contra uma ou outra religião, e nem contra ser religioso, mas sim contra os extremismos e intolerancias religiosas, que pra mim são o maior problema de qualquer religião.
Como prometido, fecho o bico nesse momento.

ps.: uma ultima curiosidade, o governador de Utah, nos USA, declarou o "Dia do Dream Theater" xD

-Dream Theater - As I Am-
-Dream Theater - Fatal Tragedy-

Album pra vocês!
















Train Of Thought
[2003]
48 Mb
Set List:
  1. As I Am
  2. This Dying Soul
  3. Endless Sacrifice
  4. Honor Thy Father
  5. Vacant
  6. Stream Of Consciousness
  7. In The Name Of God
-Link Do Album-

Saiba Mais:
-Link Site Oficial-
-Link Wikipedia-

Nenhum comentário: