terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Tipos De Guitarra!

Salve poucos (ou melhor, pelo numero de manifestaçoes por aqui, acho que, inexistentes) leitores do blog!

Como disse, eu aqui isolado dos meus albuns ñ estou podendo postar coisa nova, então eu vou embromando.

Hoje postarei os tipos de guitarras mais comuns, e se eu souber, dependendo da guitarra até comento os estilos que elas são mais utilizadas. Vou aproveitar tbm esse post e criar a tag "Guitarras"com a qual vou marcar posts relacionados com, obviamente, guitarras.

Começemos.
Stratocaster

Um dos modelos mais comuns e "famosos". pra maioria das pessoas guando se fala em "Guitarra" essa é a imagem que vem na cabeça.

Criadas originalmente em 1954, pelo Leo Fender (criador da marca fender) e outros dois amigos dele. Portanto, não precisa dizer, que as primeiras Stratocasters eram da fender. Mas hoje praticamente toda e qualuqer marca de guitarra tem sua linha de stratos. As stratos comumente tem 3 captadores "single", como na foto ao lado. Mas alguns modelos tem um captador "duplo" (humbucker) na posição da ponte. Por falar na ponte, é outro destaque da guitarra. apoiada na madeira na parte de tras e parafusada na frente, é tracionada por molas, e com uma alavanca pode-se levantar a traseira da ponte, afrouxando as cordas e deixando o som mais grave.

São guitarras muito versateis e eu já vi tocarem de tudo com ela. Do Blues Rock de Eric Clapton ao Hard Rock/Heavy Metal de Ritchie Blackmore, passando por todos os estilos possiveis e imaginaveis que possam ter uma guitarra no meio.



Les Paul
Outro modelo dos "mais iconicos". Quem não lembra das strato quando se fala em guitarra, lembra destas.

Criada no começo dos anos 50, com uma parceria entre o presidente da marca de guitarras "Gibson" e o guitarrista de jazz Les Paul. Assim como as stratocasters existem models "les paul" de praticamente qualuqer marca.

Normalmente as Les Paul tem 2 captadores humbuckers, cobertos ou não por uma proteção metálica. Mas existem modelos com 3 humbuckers também. Já a ponte é, normalmente, fixa, sem alavancas po possibilidade de movimento. Mas alguns modelos tem uma ponte chamada "bigsby", que permite "alavancar" pra frente, levantando a traseira da ponte, como numa strato, ou puxar para tráz e esticar as cordas.

Tão iconica quanto a strato, as Les Paul se mostram igualmente versateis. Tambem já vi de tudo ser tocado nessas guitarras, do jazz do próprio les paul até hard rock com o slash, por exemplo.

A parte "facil" acaba aqui, falei dos dois maiores icones, agora é um exercicio de memória, espero que eu não faça bobagem.

Telecaster
Também um dos primeiros modelos de guitarra criados. O criador foi, novamente, Leo Fender. Essa guitarra veio, na verdade, antes stratocaster. Normalmente tem 2 captadores singles, um na ponte e um no braço. Mas já vi modelos diferentes. A ponte é sempre fixa, pelo menos eu nunca vi uma diferente.

Foi importantissima por ser uma das primeiras guitarras elétricas, antecessora da Les Paul ou da Strato. Assim como essas duas, foi copiada e hoje é produzida por praticamente qualquer marca.

Não tenho muito conhecimento sobre as teles, mas pelo que sei são mais usadas em blues, country/country rock, indie, etc. Apesar disso já vi um clipe do metallica no qual uma tele é utilizada. (the unforgiven II, se não me falha a memória)

Flying V

Um modelo não TÃO famoso,criado pela Gibson, apesar de ser sim conhecido não é tanto quanto os anteriores. o modelo foi criado em 1958, mas não vingou, e só depois quando guitarristas (como Jimmi Hendrix) começaram a usar as guitarras em busca de um visual diferente as guitarras forma re-lançadas (em 1967)! Assim como os outros modelos, várias marcas copiaram o desenho dela.

Nunca vi uma que tivesse uma config de captadores diferentes de um humbucker na ponte e um no braço. Mas nada é impossivel.

No começo elas tinham pontes fixas, como as Les Paul. Agora versoes com ponte fixa, vintage (tipo strato) ou tremulo (floyd rose) são facilmente encontradas.

Flying v's são usadas, principalmente, por guitarristas de Metal e Hard Rock.

Explorer
Outro modelo criado pela Gibson, na mesma época e com o mesmo intuito das Flying V's. E adivinhem? Sim, várias marcas copiam.

Quanto a captação e pontes, o msm oque disse nas flying, nunca vi uma que não seguisse essa configuração de captadores, e já vi com todos os modelos de ponte que falei na flying.
E não é pra menos, o uso mais comum é o mesmo das flying v's.



Semi-Acusticas
Basicamente, é o que acontece se você "fundir" uma guitarra e um violão num isntrumento que mantenha caracteristicas dos dois. Não consegui descobrir quando ou quem inventou esse modelo. É verdade que não procurei por muito tempo... mas...

Normalmente a captação segue os padroes da Les Paul, nunca vi uma diferente. A ponte pode ser fixa, ou "bigsby" (como na foto). Lembrando que por ter caixa de ressonancia essas guitarras são normalmente maiores que as guitarras "normais". e tem um som natural (sem amplificação) bem mais forte.

São mais utilizadas por musicos de Jazz e Blues, mas não se restigem a isso, sendo um instrumento comum para uma sonoridade com um toque acustico.
SG
Outro modelo inventado pela Gibson (temos que adimitir, os caras tem criatividade) e que também ganhou suas copias por ai afora.
Como todas as Gibsons (que me lembre) o padrão são os dois humbuckers, mas já vi modelos com 3. Sempre vejo essas guitarras com ponte fixa, nunca vi uma com outro tipo de ponte.
Não lembro de muitas bandas usando esse modelo apesar de ser um modelo bem famoso. pelo que me lembro é usado por guitarristas de hard rock ou rock "tradicional" mais pesado.
Jaguar

Outro modelo inventando pelo Leo Fender (outro cara cheio de criatividade) foi lançada em 1962.
Não é um modelo muito comum, então nã osei muito sobre ele, na verdade nunca vi uma dessas "ao vivo". A ponte é "exclusiva" (tenho receio de usar essas palavras "fortes") deste modelo, fucionando de modo semelhante a uma ponte flutuante. Quanto aos captadores o mais comum parece ser um humbucker na ponte e um single no braço, mas como dá pra ver na foto, existem modelos com dois humbuckers.
Mas, e essas chavinhas ali? As duas primeiras "de baixo" são pra ligar e desligar os captadores do braço e da ponte, e pelo que li, a 3º serve para ativar um capacitor que dá um "power up" nos agudos da guita. Não desocbri ao certo pra que servem as outras 3 chavinhas, se eu descobrir atualizo aqui.
Quanto aos usos, foi desenvolvida para "Surf Music", tendo encontrado certa popularidade dentro do estilo, mas sem ultrapassar as consagradas Telecaster e Startocaster. Depois, nos anos 90, foi "ressucitada" por bandas de rock alternativo e grunge.
Desculpem a "fuleirisse" sobre essa ultima guitarra, mas realmente não é muito comum e sei bem pouco sobre ela.

"Super-Strato"
Não sei direito o nome desse tipo de guitarra, chamei de "super-strato" por ter lido assim em algum lugar e concordado que o nome serve bem pra elas. Surgiram como um modo de "copiar mas diferenciar" as stratos, e obtiveram sucesso com isso, se tornando bem populares, variadas e copiadas. Duas marcas muito populares por esse tipo de guitarra são a Ibanez e a Jackson.



Essas guitarras se parecem com as stratos no formato do corpo, mas normalmente são mais "pontudas" e tem o braço mais fino. Podem ou não ter escudo (vide foto). A ponte normalmente é flutuante (estilo floyd rose) mas também existem modelos com ponte "vintage" (alá strato) ou ponte fixa. O padrão de captador varia muito, dois humbucers, dois humbuckers e um single no meio, ou um humbucker na ponte e dois singles. Esse tipo de modelo também inclui guitarras de 7 cordas (vide foto), coisa que nunca vi em nenhum outro modelo.


São mais usadas por guitarristas de Hard Rock ou Heavy Metal, mas como tem uma ampla variedade, acredito que possam ser utilizadas por outros estilos sem amiores problemas, apesar de serem masi "especificas" para hard e metal.

Firebird
Bom, lógico que eu acabei esquecendo uma coisa auhuaha, mas o user "The Get Up Kid" do forum VT - Uol Jogos puxou minha orelha por não ter incluido esse modelo então cá estou atualizando o negocio.
Modelo criado, adivinhem, pela Gibson ainda na "briga" para ganhar da fender em vendas. Não tinha incluido essa guitarra aqui, apesar de já ter sim visto ela por ai, o que provavelemnte aconteceu foi que eu desavisadamente pensei ser um modelo diferente da Explorer. O mico ficou menor quando descobri que, com a ajuda de um designer de carros (Ray Dietrich) o modelo foi de fato inspirado nas explorers. Suas bordas foram arredondadas, foi a 1º guitarra "neck-throug", ou seja, o braço da guitarra passa pelo meio do corpo, faz parte do corpo. Foi inspirada nas traseiras dos carros da época. Tinha o "headstock" (ou mão) invertido, ou seja, as tarrachas pro lado de baixo. usava tarrachas de banjo (pra que? sei lá!) e é "invertida", com o "xifrinho" mais comprido pro lado de baixo, o contrario da maioria das guitarras (com o tempo a gibson lançou o modelo "desinvertido", mas ñ deu mto certo) Foram lançados modelos com diferentes configuraçoes de captadores. Quanto as pontes originais não sei bem, mas deviam ser fixas. Hoje provavelmente existem modelos com os 3 tipos mais comuns, assim como muitas outras guitarras.
Não são guitarras MUITO usadas, acho que já as vi nas mãos dos caras do ZZ Top, e não lembro bem de outros, mas devido as semelhanças com a explorer os usos devem ser semelhantes.


Bom, fim de post. Espero que tenham gostado. A intenção do post era só uma visão geral dos modelos de guitarra mais comuns/principais. É extremamente possivel que eu tenha falado uma baboseira ou outra, principalmente sobre modelos que não conheço quase nada (leia-se: principalmente a jaguar e a firebird), mas espero que tenha ficado um post legal de se ler.


Se tiverem despertado a curiosidade sobre algo, mandem um e-mail ou deixem um coment.

Abraços! o/


ps.;fazer um post com muito texto e varias imagens ness blog SUX A LOT. puta que merda que é esse treco.

12 comentários:

Unknown disse...

Bem bacana o post cara!
Parabens! =)

Meu sonho é ter uma Les Paul da Gibson, é claro e uma Semi-Acustica! Acho a semi o tipo mais bonito de guitarra, principalmente aquelas enormes da gretsch!

Abraço cara!

Deveras

ailton demarqui alves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ailton demarqui alves disse...

Bom dia Lucas...

Sui Juris!

Acompanho seu blog com frequencia, assim nao se preocupe que nao faltam leitores, risos.

Uma observacao... nao tenho certeza, mas talvez a Ibanez de 7 cordas seja uma solicitacao do Steve Vai que e desde sempre um grande usuario da marca, fica a dica para conferir, como disse nao estou bem certo disso.

Abracos e feliz ano novo!

Bixo disse...

Sui! Você por aqui!
Agradeço as visitas e fico feliz de saber que tenho ao menos um leitor assiduo.
Dei uma olhadinha rápida sobre as guitarras de 7 cordas e vocês estava certo, mas ñ foi ai que tudo começou. Darei uma pesquiisada um pouco melhor depois e reservarei um post para falar um pouco sobre elas.

Abraços, feliz ano novo.

Unknown disse...

Dps vc me fala q não tem leitores... tsc....
Como vc sabe sou uma leiga em matéria de guitarras,mas achei muito completo o post e muito interessante, principalmente pra quem está interessado em comprar uma.
Parabéns pelo blog e que faça muito sucesso!
Beijos
PS: Cadê aquela guitarra q eu achei linda????????

ailton demarqui alves disse...

Lucas,

sui juris novamente...

Lembrei-me hoje que dentre os muitos tipos que voce citou faltou a Steinberger que e um icone, quem ve uma vez nao esquece nunca...

http://www.steinberger.com/default.html

Confira!

B. disse...

Fala das Warlock cara! XD

RAfael Sabo disse...

Hou véio gostei da materia, muito legal nós conhecermos isso para não cometermos pecados musicais!!kkkkkkkkkk- amigo eu tenho uma e fiquei agora curioso para saber seu modelo, vc poderia me dar umas dicas?????????????
como faço pra enviar fotos pra vc?????
me manda a resposta por e-mail..
valeu
abraçus

RAfael Sabo disse...

meu e-mail é zdfrafaelsabo@gmail.com

Bob Ramone disse...

as flyn' V e as firebird eram usadas pelo paul stanley [kiss] na decada de 70. se vc ver a capa do cd "alive!" ele esta com uma, branca, se naum me engano... o paul tbm usava um modelo da ibanez derivado da Xplorer, xamada PS10 (paul stanley 10) e umas na tourne do creatures of the night que naum lebro o nome da marca (tinha um R no head stock)tbm baseado na Xplorar.

Aline Melo disse...

não tenho noção nenhuma sobre tipos de guitarra e esse post foi de grande ajuda pois estou prestes a comprar uma em 2 meses, minha paixão foi a Les Paul no segundo quando a vi e nemm sabia que se chamava assim! seria bom se você completasse melhor a matéria com figuras e guitarristas famosos que já a usaram... Procurei ''tipos de guitarra'' e este post está aqui. Abraços, Aline.

Ŧ Tai Ŧ disse...

Nossa *--*
Amei a postagem, estou fazendo um trabalho de ates no qual estou montando um evento anual de rock, e seu post me ajudou muito, obrigada *--*